Vida Engajada

Atualizado: 23 de mar. de 2021

Agora, mais do que nunca, Engajamento é chave para uma vida de mais realização, felicidade e sucesso. Mas afinal o que é Engajamento? Segundo uma pesquisa de Harvard sobre o tema, Engajamento é sobre como conectamos nossa motivação. Sem perceber usamos de forma equivocada essa palavra com bastante frequência, na verdade ninguém motiva o outro. Motivação é algo intrínseco e cada um têm seus próprios “botões de motivação”. Você conhece os seus?

Pode parecer complexo e quase impossível, mas a verdade é que é simples e muito poderoso descobrir e direcionar sua motivação. Esse mesmo estudo de Harvard, entrevistou mais de 20 mil pessoas sobre o que as motiva e chegou a conclusão de que temos quatro grandes pilares: os 4 P’s. Propósito, Potencial, Play e Pessoa.

De acordo com a neurociência, uma das maiores fontes de dopamina, um importante neurotransmissor (mensageiro químico que leva a informação de um neurônio para uma célula receptora) para o ser humano é a criação de sentido. Enquanto não entendemos “porquê”, estamos no automático. Mas quando nos inspiramos em “fazer parte” de algo damos nosso melhor e nos sentimos orgulhosos e relevantes. Esse é o P de Propósito.

A inspiração é chave, mas ao mesmo tempo, se não usamos nosso “superpoder” nessa conexão com um propósito, a motivação cai e o elo de engajamento enfraquece. Por isso é tão importante conhecermos nosso P de Potencial e sabermos onde ele pode fazer a diferença. Todos temos um poder dentro de nós, mas já imaginou o Homem Aranha no deserto? Onde ele lançaria a teia deles sem prédios e sem criminosos para defender uma cidade? Entender no que você é incrível e para quem e onde isso é importante, pode fazer alguém “se achar” – nos dois sentidos: de saber seu grande valor e também de se encontrar.

Mas, fazer bem não é suficiente, é preciso ter prazer no processo. Essa é uma das maiores armadilhas, porque aprendemos desde pequenos que trabalho não precisa ser prazeroso, e sim trazer sucesso, mesmo que chato ou exaustivo. E assim, milhares de pessoas ao redor do mundo sofrem de burnout todos os dias. Ser muito bom em algo pode garantir dinheiro, mas sem o amor pelo que se faz, também é garantida a frustração e a famosa “síndrome da segunda feira”. Mas quando combinamos saber e gostar no trabalho, algo incrível acontece: alcançamos sucesso porque gostamos tanto do que fazemos, que fazemos cada vez melhor. É a combinação de realização e felicidade.

E o último P é a base: antes de sermos “colaboradores” ou “funcionários” somos Pessoas. E pessoas são seres totalmente emocionais, por isso precisam de conexão emocional com seus colegas de trabalho e com suas funções. Costumo dizer que somos todos muito mais que “headcounts” somos “heartcounts”.Como aumentar essa conexão? A autora e pesquisadora Brené Brown afirma “a única coisa que conecta as pessoas é vulnerabilidade”. Claro que é desafiador compartilhar nossa vida no ambiente de trabalho, mas é só quando isso acontece que temos a coragem de ser autênticos e nos sentimos verdadeiramente aceitos e parte de um grupo que sabe que, juntos, podem chegar onde quiserem. É quando confiamos em nosso time que trazemos a nossa melhor versão para o jogo.

Quer saber mais sobre como aumentar Engajamento e motivação na sua vida profissional? Venha conhecer nosso curso on-line!

Carolina Losicer

Professora da Escola Humana de Vida e Negócios, Mestre em Gestão (UFF), pós graduada em Marketing (COPPEAD), formada em Comunicação Social (PUC) e com especialização em Programação Neurolinguística (SBPNL), Coaching e PNL (Tony Robins), Comunicação Não Violenta (SBPNL / Carolina Nalon - Tiê), Metodologia Aprendizagem 6D (Affero), Gestão Projetos (Six Sigma), Branding (PUC), Cultura Organizacional e Liderança (Disney Institute), Psicologia Positiva (SBPNL) e Propósito (Simon Sinek Team).

E-mail: carolina.Losicer@yahoo.com.br

Instagram: @pulsaproposito