Saber Conviver: a comunicação como ponte para relacionamentos pessoais e profissionais


Muitas empresas nos procuram para ajudar a melhorar a convivência entre seus colaboradores. Isso nos alegra muito, pois acreditamos que são as relações humanas que definem a cultura e determinam os resultados de uma organização, seja ela uma multinacional, uma empresa familiar, uma instituição de ensino ou uma ONG.


Quando nos convidam a desenvolver um trabalho neste sentido, inicialmente fazemos uma análise diagnóstica e posteriormente, em conjunto com a equipe do projeto, desenvolvemos estratégias de intervenção para chegarmos aos resultados esperados.


Geralmente, em se tratando de convivência, dois pontos chave precisam ser trabalhamos: as relações interpessoais e a comunicação.


Nos muitos casos de conflitos interpessoais, uma das ferramentas que utilizamos é o Mapa da Relações: um GPS que ajuda as pessoas a, primeiramente, tomarem consciência da qualidade de suas relações na vida pessoal e profissional. E, num segundo momento, traçar uma rota para melhorar esta relação.


Acreditamos que a principal maneira de melhorarmos as nossas relações é através da nossa mudança de comportamento (e sentimento) diante de algo ou alguém e, como seres sociais, a linguagem (verbal e não-verbal) é parte essencial nesta dinâmica.


Por esta razão, quando trabalhamos relacionamentos interpessoais em organizações, abordamos a comunicação intrapessoal em primeira instância, dado que a maneira com que dialogamos com a gente mesmo vai definir a qualidade do nosso relacionamento com os demais.


E, num segundo momento, trabalhamos a comunicação interpessoal em três estágios fundamentais:

  1. O Querer Comunicar: nossos freios e impactos em conversas difíceis e os perigos do silêncio.

  2. O Saber Comunicar: a influência das nossas percepções e emoções na comunicação.

  3. A Prática da "Comunicação Ponte": propósito, linguagem e estrutura de uma comunicação que conecta.

Dessa forma, trabalhamos dimensões como o pensar o sentir e o agir, integrando o aprendizado na prática diária do colaborador, tanto em sua vida pessoal, quanto profissional.


Se você deseja melhorar o relacionamento e a comunicação de sua equipe, entre em contato conosco e, vamos conversar!