Vida Nova

Atualizado: 12 de mai.

Adoro brincar com as palavras, fazer trocadilhos, saber os significados e a etimologia (origem) delas.

Quando me propus a escrever sobre Criatividade e Inovação que é o tema deste início de ano de 2022, pensei comigo, “Puxa, gostaria de falar sobre ciclos, sobre recomeço, sobre uma VIDA NOVA que é sempre uma possibilidade e um convite a cada início de ano...”

Coloquei minha resistência para repousar um pouco e, de repente, em um momento de inspiração, caminhando, como sempre... BINGO!!!

Percebi a magia que existe nas palavras dentro das palavras, a VIDA NOVA já estava lá dentro do tema e eu só não tinha ainda tranquilizado meu coração para perceber isso.

Murilo Gun disse uma vez que “criatividade é a imaginação aplicada para resolver problemas”.

Será que todos podemos ser criativos? Como a sua criatividade se expressa?

Durante muito tempo eu pensava e dizia que não era criativo, que isso era uma capacidade ou um dom dos artistas ou das pessoas que nasciam com uma imensa sensibilidade.

Depois de um tempo fui percebendo que a minha criatividade e de muitos seres humanos tinha sido “adormecida” ou estava apenas latente e comecei a mudar esse olhar. Hoje vejo e sinto que a minha forma de expressar a criatividade é apenas diferente daquele modelo que eu imaginava. Eu estava preso a um conceito obsoleto e equivocado de criatividade.

Outra visão distorcida que eu tinha era sobre inovação, assim como sobre a criatividade.

Quando pensava em inovação, associava logo com tecnologia e algo futurista, cheio de robôs, computadores e aparelhos complexos.

Será que inovação é só isso? Será que é possível inovar de maneira simples e humana?

Para Schumpeter, um dos primeiros teóricos clássicos da inovação, ela envolve a introdução de um novo elemento ou a combinação de elementos antigos.

Talvez uma das maiores formas de promover inovação seja resgatando nossa capacidade criativa, pois nós, seres humanos temos uma capacidade infinita de imaginar e trazer elementos novos para um determinado contexto.

O que nós da Escola Humana propomos através da nossa metodologia e dos nossos professores é inserir o elemento humano nos contextos sociais, pessoais e profissionais de forma inovadora e criativa.

Para que uma VIDA NOVA aconteça não apenas no início do ano, mas em muitos momentos precisamos certamente de criatiVIDAde e iNOVAção.

Seguimos conectados!


Flávio Oliveira


Especialista em Psicologia Transpessoal, Constelações Familiares e Organizacionais, Facilitador de Grupos de Autoconhecimento para Homens e Pais, Multiplicador da Ciência do Início da Vida e das 5 Leis Biológicas e e Professor da Escola Humana de Vida e Negócios.

E-mail: flaviodoflavio@gmail.com

Insta: @flaviooliveira.ti

WhatsApp: 19 97406-4106

Site: www.flaviooliveira.com.br