top of page

SOCIEDADE 5.0 e Habilidades Humanas

Foto do escritor: Theresa Rachel CordeiroTheresa Rachel Cordeiro

Atualizado: 25 de fev.




Sociedade 5.0 é um modelo que surgiu no Japão em 2016 com objetivo de utilizar os avanços tecnológicos em prol do bem-estar da humanidade. Ao invés de temer o rápido desenvolvimento da tecnologia, torná-la aliada para melhorar a qualidade de vida das pessoas, facilitar questões do dia a dia e mitigar os impactos ambientais.

 

Esse modelo busca promover o bem-estar a qualquer hora, em qualquer lugar e para qualquer pessoa.

 

Como toda mudança a Sociedade 5.0 terá seus desafios. Quais são os obstáculos para a implementação do modelo proposto pelos japoneses?

 

Por mais impressionante que pareça, não está no âmbito tecnológico, mas sim na evolução da mentalidade individualista da sociedade atual para um pensamento de colaboração, cocriação e busca pelo bem comum.

 

Temos uma oportunidade extraordinária de potencializarmos as habilidades humanas para construir uma sociedade mais empática, sustentável e inclusiva.

 

Porém, esse cenário aparentemente ideal, não terá sentido se não estivermos aptos para desfrutar desta nova sociedade. Portanto, quais competências humanas devemos desenvolver em uma era de incertezas trazidas pelos impactos tecnológicos?

 

Tudo indica que o trabalho pesado e repetitivo tende a ser eliminado graças à automação, permitindo que utilizemos nosso tempo para realizar tarefas mais agradáveis e com mais significado.

 

Como preparar os seres humanas com inteligência emocional para fazer da transformação digital uma transformação social?

 

A sociedade 5.0 busca unir os conhecimentos digitais e tecnológicos às habilidades humanas e socioemocionais. Com isso surge uma nova forma de organização social, que parte das inovações da última década, mas direciona sua atenção para a relação das pessoas com a tecnologia, a integração do digital com o físico, a sustentabilidade, a inclusão e o bem-estar social. 

 

Este novo modelo demanda novas perspectivas, novas relações e, consequentemente, novas habilidades como:

 

         •       Alta familiaridade digital 

         •       Adaptabilidade: adaptáveis a ambientes em constante mudança e ajustando-se a novas tecnologias

         •  Inteligência emocional: saber reconhecer, lidar e aceitar as emoções e necessidades de si e dos outros. 

         •       Pensamento sustentável: mais conscientes dos impactos ambientais e sociais

         •       Aprendizado contínuo: disposição constante para aprender e se desenvolver.

         •       Colaboração

         •       Gestão de conflitos: empatia e tolerância às diversidades e compaixão

         •       Criatividade: gerar novas ideias e colocá-las em prática sem o medo de errar

         •       Comunicação eficaz e harmoniosa

 

Todas essas habilidades são fundamentais para viver na sociedade 5.0 e exigem o desenvolvimento de habilidades alinhadas às demandas e desafios desse novo momento da humanidade.

 

A Escola Humana como pioneira assume o compromisso na construção desta sociedade oferecendo sua contribuição através do desenvolvimento de habilidades socioemocionais para preparar as pessoas para essa nova sociedade. Vamos contribuir com o que fazemos de melhor, através da aprendizagem criativa, disruptiva e inovadora.


Sentimos o chamado de capacitar a sociedade atual através da Trilha de Aprendizagem Emocional 5.0, uma jornada de desenvolvimento de habilidades socioemocionais para tornar a sociedade atual em uma sociedade mais simples, confiável e humana.


Theresa Rachel Cordeiro é terapeuta, especialista em Felicidade Corporativa e professora da Escola Humana

Kommentare


  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
bottom of page