• Gabriela Evangelista

O “Ponto Ótimo” da Criatividade

Atualizado: 12 de mai.

Recentemente tive contato com alguns textos e vídeos de Saleema Vellani, professora adjunta de empreendedorismo e design thinking na Johns Hopkins University, empresária e autora do livro “Innovation starts with I”. É muito curioso observar como, em diferentes partes do planeta e em diferentes estágios de vida e carreira, pensamentos, ideias e projetos se conectam, se entrelaçam, convergem entre si. É quase que uma confirmação, uma validação universal da evolução da humanidade.


Foi lendo sobre o trabalho da Saleema que me encantei com o conceito que ela apresenta como “Ponto Ótimo” de cada indivíduo e que diz muito sobre nossas capacidades inovadoras. Fruto de uma pesquisa aplicada com líderes do mundo todo, Saleema alerta que o “Ponto Ótimo” não vem do momento eureka, ou seja, ele não é descoberto: ele é desenvolvido. E tudo começa por uma auto análise, um mergulho no eu. Um passo atrás para analisar em quais projetos e habilidades você conseguiu mais conquistas ou reconhecimento e o que você mais amava fazer. A inovação, para ela, se encontra num lugar onde estão as ideias que você está disposto a perseguir. São essas ideias que vão tirar você da zona de conforto e te colocar na zona do crescimento, empurrando você para o aprendizado. Desenvolvimento, dinamismo, ação.


Comecei este artigo falando da convergência de ideias e projetos. Quem acompanha nosso trabalho sabe que aplicamos nossa metodologia em cada ação proposta e que essa metodologia tem três momentos ou pilares direcionadores: Apropriação (EU) Contextualização (o MEIO, o OUTRO) e Ativação (o MUNDO). A primeira etapa, por onde tudo começa, é o mergulho no universo individual, um autoconhecimento sem julgamento, uma análise compassiva e acolhedora, inclusiva e vulnerável. Só depois passamos a contextualizar essas descobertas no meio, nas interrelações, para depois ganhar o mundo indo para a ação. Nossa metodologia traz ainda um denominador comum presente nas 3 etapas anteriores que é a Fundamentação, abordagens teórico-científicas que sustentam o processo.


A alegria ao conhecer os conceitos de inovação da Saleema vem da certeza de compartilhar das mesmas convicções. De saber que inovação é geração de valor a partir da reorganização da realidade e que só conseguiremos acessar nosso “Ponto Ótimo” se antes dedicarmos a atenção merecida a nossa auto inovação. Estamos falando de criatividade em ação. Uma criatividade autêntica, porque vem através da autenticidade, de mãos dadas com nosso Eu mais sincero e verdadeiro. Uma vida criativa que se renova no próprio dinamismo, se alimenta dele e para ele devolve o seu valor.



Gabriela Evangelista Publicitária, especialista em Cultura e Desenvolvimento Organizacional, Diretora e Designer Instrucional na Escola Humana de Vida e Negócios.