Saúde Integrativa

Atualizado: 1 de abr. de 2021

Estamos iniciando um ano onde o século XXI atinge a maioridade e como a proposta da Escola Humana é compor um novo olhar para a Vida, quero trazer aqui uma citação de Elaine Marasca que une dimensões essenciais: “Saúde se aprende, educação é que cura”.


Segundo a OMS “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”, acrescento aqui também aspectos ambientais e espirituais.


Certa vez, em um evento sobre Psicologia e Religião com Jean Yves Leloup ouvi Rubem Alves falar sobre intolerância, ele dizia que quando acreditamos ou pregamos uma Verdade Absoluta estamos a um passo do Fundamentalismo e que isso se aplica a todas as áreas da vida, não apenas às religiões.


Na saúde também é assim, desde 2006 aqui no Brasil temos a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) que cresce a cada ano oportunizando não só uma grande abertura de expansão profissional, como também oferecendo caminhos de solução para questões de saúde onde a medicina convencional chega ao seu limite ou percebe os benefícios dessa prática. Hoje são cerca de 30 práticas integrativas, que podem ser associadas aos tratamentos que vão desde Reiki, Aromaterapia e Musicoterapia a Homeopatia, Osteopatia, Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Antroposófica.


Como Terapeuta Integrativo, há alguns anos venho acompanhando pessoas e me aprofundando em estudos que comprovam e confirmam a efetividade e seriedade desses processos. Hoje há inclusive Especializações Médicas com uma abordagem Integrativa.

Quando a saúde física, mental ou emocional é afetada, podemos olhar para essa questão sob um prisma sistêmico, ou seja, tanto a causa como os desdobramentos estão correlacionados a fatores que podem ser de ordem transgeracional e multidimensional.


Rudolf Steiner dizia que para questões importantes da vida deveríamos olhar e considerar 12 perspectivas diferentes, para só então podermos ter uma compreensão mais profunda e clara sobre o tema.




A integração dos conhecimentos no mundo moderno em que vivemos está cada vez mais fácil e possível, pois hoje temos tecnologia, consciência e uma infinidade de opções que podem nos conduzir a caminhos que antes levariam muito tempo ou seriam inviáveis. Sabemos que sozinhos podemos caminhar mais rápido, mas juntos chegamos mais longe.


Convido você a participar conosco desta Jornada de Integração de pessoas e saberes para que juntos possamos nos beneficiar não só dos resultados na saúde e bem-estar como deixar um legado positivo para as futuras gerações.

Sigamos juntos e cada vez mais integrados!!!


Flavio Oliveira

Professor da Escola Humana de Vida e Negócios

@flaviooliveira.ti

19 97406-4106

flaviodoflavio@gmail.com

www.flaviooliveira.com.br