Liderar é Escutar Ativamente

Atualizado: 27 de mai.



Quando nos aprofundamos no conceito da Liderança Evolutiva, chegamos no caminho da escuta ativa e afetiva.


Ao falarmos de uma liderança que exerce uma escuta ativa e afetiva, estamos nos referindo a um caminho de conexão, essencialmente transformador entre o líder e seus colaboradores.


Primeiro, porque neste caminho, o líder evolutivo não parte do passado e sim do momento presente, do que está acontecendo aqui e agora e, principalmente, do que pulsa, daquilo que quer emergir e assim se conecta com as novas possibilidades. Em segundo lugar, porque ao adicionar a intenção ao processo, ele possibilita que novas criações surjam, levando o grupo direto à ação.


Para exercitar a escuta ativa e afetiva é preciso:


  • Escutar com a CABEÇA: Se concentrar nas falas, sem julgamento, porém, mantendo a mente aberta às possibilidades.

  • Escutar com o CORAÇÃO: Não apenas entender o que a pessoa está falando, mas mergulhar no mundo dessa pessoa, reconhecer suas referências e criar conexões.

  • Escutar com as MÃOS: Colocar intenção e vontade nessa experiência. Correlacionar pensamentos e ideias que levam para a ação, para um novo fazer, para uma nova solução.

Líderes Evolutivos sabem que, escutar de uma forma ativa, afetiva e autêntica, facilita o cuidado com suas relações e, consequentemente, favorece o engajamento e a motivação da equipe uma vez que estimula a confiança, a colaboração e o encontro de alternativas e possibilidades.


A Escola Humana te ajuda a se aprofundar no caminho da Liderança Evolutiva. Quer saber mais? Acesse o Curso de Introdução à Liderança Evolutiva